Saiba quais são as 3 técnicas para dançar bem os diversos ritmos da dança de salão

Quando uma pessoa dança bem, ou seja, com fluidez, gingado e naturalidade, é bem comum ouvirmos: ela nasceu com o dom de dançar. Poucos são os que  tem consciência que um dom pode ser traduzido em técnica, que por sua vez pode ser estudada, ensinada e aprendida.

Você já viu uma pessoa fazer algo bem-feito, sem técnica?

Eu nunca vi e por isso afirmo que é preciso técnica para dançar bem.

Mas o que é técnica?

Técnica é um conjunto de saberes organizados e de ordem prática que possibilita a obtenção do resultado almejado da melhor forma. Quem tem técnica, tem jeito. E quem tem jeito faz bem feito, sem precisar fazer força e nem sofrer.

Em síntese a técnica serve para dar segurança e facilitar a obtenção de um bom resultado.

No decorrer dos 13 anos de atuação como professor de dança de salão no Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá, eu desenvolvi um método didático de ensinar dança de salão com base em 3 técnicas fundamentais para dançar bem, são elas:

  • Técnica Individual;
  • Técnica do Movimento e;
  • Técnica da Inter-relação.

Eu comprovei cada uma delas inúmeras vezes, aplicando inicialmente em mim mesmo e depois compartilhando com os meus alunos. Os resultados são realmente muito bons. Confira o depoimento de um dos meus alunos:

Foto Tecnica individual

“Através da metodologia do professor Maycon Santos, disponibilizada através de vídeo-aulas,

já pude comprovar que é totalmente possível aprender a dançar. Eu recomendo muito, façam, vocês vão aprender”

Bruno Criano – Aluno

Para facilitar a compreensão, eu explicarei um pouco sobre cada uma das 3 técnicas:

Técnica Individual

Esta técnica colabora para desenvolver o conhecimento e habilidade do mecanismo corporal que permite a execução dos movimentos, ou seja, ter maior consciência corporal. Segue abaixo alguns exemplos:

  • Saber reconhecer as apoiaduras dos pés no chão para identificar qual a maneira mais apropriada de apoiá-los para obter maior equilíbrio;
  • Reconhecer as tensões articulares para saber relaxar e dançar com mais facilidade e naturalidade;
  • Desenvolver simetria das passadas para facilitar a harmonização dos movimentos do casal;
  • Reconhecer a transferência do peso do corpo durante a execução dos movimentos para evitar desencontros;
  • Reconhecer o encaixe do quadril para facilitar o eixo de equilíbrio e também evitar sobrecarga na lombar;
  • Reconhecimento dos pontos de conexão do abraço que facilitam a comunicação do casal;
  • Enfim, reconhecimento dos diversos aspectos necessários para uma boa postura corporal.

Técnica do movimento

É por meio desta técnica que a pessoa conquista o conhecimento e habilidade que lhe permite saber executar os movimentos característicos de cada uma das danças de salão sozinha, independentemente da condução do par. Quero dizer que ao desenvolver a técnica do movimento cada pessoa sabe fazer seu passo.

Você pode imaginar a seguinte situação: se você souber bem a sua parte do passo, você não dificulta a dança para o seu par, pelo contrário, tem até condições de ajudá-lo.

Técnica de inter-relação

Foto Tecnica do movimento

Esta técnica é a responsável pela necessária adaptação ao dançar abraçado com outra pessoa. É ela quem permite que as pessoas dancem de maneira flexível e leve, sabendo improvisar com naturalidade, devido a capacidade de adaptação.

Você já deve ter ouvido que na vida é preciso ter “jogo de cintura”, e eu afirmo que para dançar bem a dois também, e a técnica de inter-relação é justamente isso.

É muito importante lembrar que dançar nos salões de bailes, requer muita adaptação, pois as pessoas dançam com quem estão abraçadas e com os outros que estão dançando em sua volta.

Para dançar com o outro é preciso atenção para ajustar tamanho e velocidade dos movimentos, assim como o abraço, além de cuidar para não bater nos outros casais que se movimentam dinamicamente ao compartilhar o mesmo espaço na pista.

Agora que você já sabe quais são as 3 técnicas para dançar bem os diversos ritmos da dança de salão, também disponibilizamos uma aula gratuita para você experimentar meu método de ensino na prática.

Clique aqui para agendar uma aula experimental gratuita no  Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 - Studio de Dança Dois pra Lá Dois pra Cá
Desenvolvido por Fusion Webdesign