A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA DANÇA DE SALÃO

 

foto-assinatura-artigos-maycon

Maycon Santos

Especialista em Dança de Salão

Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá

Dance Mais Online

 

 

EV_BT (436 of 707)Muito se fala em acolhimento, que saber acolher é fundamental para todas as diversas formas de interação social, inclusive na saúde pública o termo acolhimento é bastante usado como uma forma de produzir o cuidado através da boa interação entre os profissionais e os usuários do sistema de saúde.

Mas afinal, o que é acolhimento na dança?

 

O acolhimento é a ação de aproximação para interagir, um “estar com”, “perto de”, ou seja, é querer estar junto e conota disposição para inclusão, portanto é indispensável no ambiente das práticas de dança de salão.

 

É essencial esclarecer que “estar com”, não é sentir tudo, aceitar tudo e dizer sim para tudo, visto que o “não”, é constitutivo porque dá um limite e também representa cuidado.

 

“Estar com” é saber ouvir tanto quanto falar, é considerar que o outro é importante e necessário na relação, e que mesmo sendo diferente, merece igual atenção e cuidado que cada um almeja a si mesmo. Com isso se torna possível construir e colaborar para gerar autonomia nas relações com base no respeito e liberdade de cada um.

 

unnamedSaber acolher enquanto se dança a dois é realizar a construção compartilhada e solidária, de relações de amizades saudáveis e sustentáveis que geram felicidade. Além disso esta prática oportuniza envolvimento e desenvolvimento de vínculos e afeto que colaboram para promover saúde e bem-estar.

 

Em se tratando de acolhimento, também se deve ressaltar a importância no que diz respeito ao acolher que torna acessível. Para isso é preciso desenvolver uma didática e adaptar espaços físicos que permitam as interações incluindo as pessoas considerando suas deficiências.

Porque afinal, quem não tem uma?

 

Inquestionavelmente o acolhimento é essencial na prática da dança de salão, principalmente para o processo de ensino e aprendizagem da dança de salão, tanto na relação entre professores e alunos, quanto na relação entre os alunos ao formarem os pares de dança. Pois é acolhendo que se rompe as barreiras dos preconceitos que tanto distanciam as pessoas umas das outras, além de colaborar na busca por atender da maneira mais adequada cada praticante considerando sua singularidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 - Studio de Dança Dois pra Lá Dois pra Cá
Desenvolvido por Fusion Webdesign