O que é Dançar Gostoso?

Gostoso é aquilo que dá prazer, tem bom sabor e satisfaz quando está na medida certa. Diante desta definição podemos entender que dançar gostoso requer muita atenção e conhecimento.

Na dança de salão, dançar gostoso tem uma dimensão ampla, pois se trata de uma atividade social. Por isso, não adianta ser gostoso só para si mesmo, é necessário que seja gostoso para o outro, considerando também os outros pares que compartilham o mesmo espaço na pista de dança.

 

17180678607_8cf1823232Eu, como professor, oriento aos alunos a direcionarem mais foco em desenvolver a capacidade de cuidar e colaborar com o outro e com os outros, e menos foco na quantidade de passos realizados durante uma dança. Faço isso, porque valorizo mais a qualidade de cada movimento na dança, assim como o ambiente harmônico, do que a quantidade de movimentos.

 

Não é nenhuma novidade que a atenção aos detalhes faz realçar o sabor, seja na gastronomia, num relacionamento ou na dança a dois. Mas quais são estes detalhes que deixam mais gostosa a dança de salão? Eles são diversos e percebidos por quatro sentidos: visão, audição, tato e olfato. Não existe uma fórmula única, pois o que é gostoso para uma pessoa nem sempre é para outra. Vale considerar que segundo a neolinguística as pessoas têm preferências diferentes para se relacionarem, umas são mais visuais, outras mais auditivas ou mais sinestésicas.

 

Aspectos visuais:

No baile, ambiente natural da dança de salão sempre existirão os observadores vendo e analisando quem dança bem, ou seja, dança com cuidado, atenção e respeito.

Durante a dança a dois o olhar e a fisionomia fazem toda a diferença e determinam se a dança será gostosa ou não. Quero dizer que uma fisionomia fechada, um olhar vago ou constantemente para o chão impossibilitam uma dança gostosa. Diferentemente de quando durante a dança se trocam olhares e sorrisos.

 

Aspectos Auditivos:

O ritmo é um detalhe importante a ser considerado para uma dança gostosa. Para isso é preciso saber harmonizar o seu ritmo com o ritmo do seu par primeiramente, em seguida com a música e depois com os outros pares na pista de dança. Lembre-se que é importante que seja agradável para todos. Conhecer a música e saber aproveitar todas as suas variações rítmicas e melódicas é outro aspecto que colabora muito para realçar o prazer da dança.

 

abraco-fran-e-maycon-6Aspectos Sinestésicos:

A dança de salão é uma linguagem corporal predominantemente sinestésica devido aos diversos pontos de contato físico, pois o abraço numa dança gostosa é imprescindível. Mas como já disse anteriormente, nem todos as pessoas tem preferência de se relacionarem pelo toque. Eis aí uma das dificuldades que muitos têm para dançar a dois. Costumo dizer que o respeito é um ingrediente indispensável para dançar gostoso.

 

Você deve estar pensando e o olfato?

Um par cheiroso sem dúvida nenhuma colabora para uma dança ainda mais gostosa, portanto cuide do seu hálito, suor ou perfume exagerado.

 

Fica evidente que para dançar gostoso é preciso conhecimento.

Como se faz para adquirir esse conhecimento?

Primeiro, conhecimento não se adquire só na teoria, tem que praticar para experimentar, comprovar e assim assimilar. O prazer está relacionado a naturalidade, espontaneidade, entrega, doação, mas isso só se conquista com muita prática, não tem milagre. O segredo para dançar gostoso é dançar sempre com muito respeito e cuidado. Procure bons profissionais para lhe orientar em todos os passos durante o aprendizado.

Maycon Santos

abraco-fran-e-maycon-2

 

  1. Luciane Kormann - 23 de outubro de 2016 em 20:00

    Gostaria de fazer aula de jazz…Para iniciantes.
    Tipo aquelas danças feitas em grupo se? Como aquela cena de cinema “hang loose” (não sei se é assim que se escreve)
    Na verdade tenho 51 anos e há tempos vinha tentando desobrar algo que eu gostasse de fazer ao ponto de adotar como meta a seguir daqui pra frente e me dedicar para satisfação e prazer pessoal.
    Agora descobri que dançar é algo que me move, que me motiva, que me manteria viva e saudável!
    Nunca é tarde para começa algo.

    • Francine - 18 de novembro de 2016 em 18:19

      Olá Luciane,
      Nossa escola é de Dança de Salão, você é de Joinville/SC? Se for, peço que nos procure pelo telefone 47 3025-7096 ou pessoalmente na Rua Chapecó 101 Bairro Saguaçu (Próximo ao Zoobotânico). Caso você seja de outra cidade, te convido a conhecer nosso curso de dança de salão online Dance Mais Online nível Básico, que você poderá aprender em qualquer lugar. Acesse http://dancemaisonline.com.br/ e conheça tudo sobre nossas aulas, que podem mudar sua vida.
      Abraços
      Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá

  2. Amanda Rainner - 23 de maio de 2017 em 22:40

    Adorei o site, meus parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 - Studio de Dança Dois pra Lá Dois pra Cá
Desenvolvido por Fusion Webdesign